domingo, 28 de dezembro de 2008

London IX: Natal na Capital


Peru na Ceia de Natal divina do Sofra - Myfair


Mário iluminando o Covent Garden!


Carnaby Street

Percebendo que eu e o Mário iríamos passar o Natal sozinhos, decidimos ir para uma cidade muito agitada, cheia de gente e coisas para fazer, assim não bateria uma deprê natalina... E mais uma vez, acabamos indo para Londres!

Pode parecer que somos pouco inovadores, mas o fato é que a cada vez que vamos para a Capital Inglesa, fazemos coisas que nunca havíamos feito, e assim não há rotina, nem marasmo!

Antes de bolar a viagem, procurei me certificar que Londres era super Natalina, por meio de comunidades do Orkut! Para minha surpresa, descobri que a opinião geral dos brasileiros em Londres é a de que a cidade fica "abandonada", "triste e sem neve", "sem ter o que fazer", "sem transporte público e com tudo fechado"! Fiquei chocada e resolvi comprovar a veracidade das opiniões. Acabei confirmando o absurdo da falta de transportes públicos pelo site Transport of London, que divulgou a agenda de final de ano, onde constava que do dia 24 ao 27 de dezembro haveria bem menos ônibus e metrôs circulando, muitas estações fechadas e nenhum transporte público em funcionamento dia 25 de dezembro!

Mesmo assim, resolvemos arriscar e procurar Santa por lá... Pegamos um clima ótimo: 7 graus, nada de chuva; e nada de neve. Ficamos no Hotel Hennry VIII, que fica bem próximo ao Hyde Park e às estações Paddington e Queensway, assim chegaríamos fácil dia 24 de Euston, onde parou o trem que (por 8 Libras, pela antecedência com que compramos os tíquetes) tomamos em Manchester.

O Hotel é fraquinho, mas a sauna e a piscina foram uma ótima programação para dia 25 à noite, quando as ruas ficaram desertas... Sim, porque realmente, a cidade fica muito vazia!!! Mas no dia 24, circulamos normalmente de metrô e chegando na Euston (infelizmente após já termos comprado nossos bilhetes do metrô), muitas pessoas nos ofereceram seus Oyster Cards de presente, pois estavam embaracando para outras cidades e não o utilizariam mais; era o "Espírito Natalino" baixando nos ingleses!

A programação de dia foi aproveitar ao máximo para andar de metrô pela cidade. Fomos à Winter Wonderland, um "complexo natalino", com parque de diversões, ringue de patinação no gelo, mercados germânicos e muita muvuca, que foi instalado no Hyde Park no começo de dezembro e fica lá até dia 4 de janeiro.

Depois, fomos até o Covent Garden, para "iluminar" um pouco a multidão de pessoas que transitava pelo charmoso mercado. Sim, porque o mercado está com um projeto interativo de iluminação natalina, que é comandado pelas pessoas, com o toque das mãos sobre um placar metálico. Lindo e muito lúdico!!

Vimos a famosa árvore de Natal da Trafalgar Square, que desde 1947 é doada pelo governo norueguês como agradecimento pelo apoio durante a Segunda Grande Guerra, com direito a um coral em sua base; as iluminações da Regents e Oxford Street, na Piccadilly Circus e na fofíssima Carnaby Street, com seus bonecos de neve gigantes infláveis... Tudo lindo e muito natalino sim!

Para a ceia, tratei de me certificar com antecedência de uma semana que teríamos o que comer! Pesquisei restaurantes que ofereceriam menu de Natal e constatei que a maioria só aceitava grupos acima de 8 pessoas e custava em média 80 Libras por cabeça, sem bebidas.

De tanto fuçar, descobri o que salvou o Natal de muitos turistas em Londres: os turcos, árabes e indianos! Isso porque sendo mulçumanos, eles não celebram o Natal, mas sabem aproveitar a ocasião para ganhar uma grana extra!! Assim, fomos ao Sofra, um restaurante turco super carismático (que estava lotado), no Mayfair, com uma comida deliciosa e que nos custou aos dois, com tudo e mais um pouco, 45 Libras! Foi uma delícia!!

Após nossa "ceia turca", fomos curtir um "banho turco", na piscina do hotel e assim terminamos a noite do dia 24: realizados e felizes, por termos apesar do pessimismo das opiniões no Orkut, da falta da família, dos amigos e da neve, celebrado em grande estilo nosso Natal!

Agora, expectativa para o Hogmanay, o famoso Reveillon de Edimburgo!

Nenhum comentário: